Em Os mortos não morrem, Paiva Netto propõe um instigante estudo sobre o tema, sem temores ou tabus.
Desde tempos imemoriais, a morte tem sido foco de reflexões, especulações, dúvidas e, com muita frequência, temores por parte dos seres humanos. Ninguém pode escapar a ela. Sendo assim, é natural que o mistério sobre o que haveria após esse fenômeno intrigue desde pensadores do Antigo Egito há milhares de anos até pesquisadores na atualidade. E se pudéssemos ter acesso, em um só lugar, aos inúmeros esclarecimentos acerca desse tema comum a toda humanidade? Dos registros da Antiguidade às pesquisas contemporâneas, da Ciência à Religião, passando por contribuições de personalidades destacadas da Filosofia, da Literatura e muito mais, Paiva Netto vem apresentar ao leitor esse compêndio riquíssimo sobre o fenômeno da morte, por meio de uma abordagem sem tabus ou medos preconcebidos. Afinal, como ressalta o autor logo na abertura da obra, “será essa questão da morte realmente uma questão de morte?… Na verdade, para falar com correção, morte é um assunto essencial de vida (ou da vida)”. É essa necessária reflexão a que somos convidados em Os mortos não morrem.

Uma questão de vida
“Ninguém pode ficar alheio à morte”. Com base nessa visão tão corajosa quanto pragmática, Paiva Netto, escritor best-seller com mais de nove milhões de livros vendidos, propõe ao leitor uma viagem fascinante sobre os chamados “mistérios” que envolvem o tema. Como a Ciência trata as famosas experiências de quase-morte (EQMs)? E quanto aos fenômenos espirituais e mediúnicos de que temos relatos nas diversas crenças? O que acontece com o Espírito após a morte? Questões intrigantes como essas são abordadas pelo autor em um estilo dinâmico e claro na obra. Ao reunir contribuições de pesquisadores das neurociências, religiosos das mais variadas crenças, filósofos e pensadores renomados em capítulos como “Desvendar a premonição: desafio da Ciência”, “A neurociência da mediunidade”, “Árabes, judeus e a Reencarnação”, “Experiências mediúnicas nas crenças” e “Poderiam as almas injustas invadir o Céu?”, o autor apresenta uma discussão instigante acerca da morte, com vistas acima de tudo a uma preparação para a vida.
A dimensão espiritual da existência
No título “Espírito não é assombração”, Paiva Netto salienta: “não podemos desistir de estudar, inclusive cientificamente, o Espírito. Modestamente almejo que esta obra contribua para o debate e que possamos avançar mais e mais nessa urgente direção”. A investigação sobre o que há após a morte é destacada pelo autor como de suma importância, tendo em vista a benéfica repercussão que esse conhecimento traria ao cotidiano das pessoas. Ao saber, por exemplo, que nossa existência não se finda no túmulo, qual seria a nossa postura diante da vida no aqui e agora? Além de uma natural transformação em relação ao modo como encaramos os dias, temas sensíveis como o luto adquiririam uma nova e confortadora perspectiva, a trazer maior segurança nos momentos de dor pelo falecimento de um ente querido, como ressalta Paiva Netto no adendo “Vida após a morte e o enfrentamento do luto”.
Ainda na discussão sobre o tema, dentro do capítulo “Escritores e fantasmas”, o autor traz interessantes testemunhos de grandes vultos da História — a exemplo de Cristóvão Colombo, que registrou comunicações com entidades espirituais durante sua vida. Além do testemunho do navegador genovês, Paiva Netto apresenta também experiências de personalidades como o romancista Charles Dickens, que relata sua experiência de clarividência, a espiritualidade nas obras do escritor brasileiro Guimarães Rosa e as visões do gênio e inventor Nikola Tesla, entre muitos outros. Como aponta o autor, “em face de tantas perspectivas, ainda há muito a compreender desse Universo infinito, que nos impele a desvendar seus mistérios. Por esse motivo, é indispensável revestirmo-nos de humildade diante de imenso saber, que nos desafia a inteligência”.
Em Os mortos não morrem, tenha acesso ao estudo ecumênico e amplo sobre a morte: um conteúdo acessível, que permite ao leitor a compreensão profunda sobre as lições desse fenômeno inarredável da existência humana.
Acesse também a versão do livro no formato digital em português e em espanhol.
Sobre o autor
José de Paiva Netto, escritor com mais de 9 milhões de livros vendidos, é jornalista, radialista, compositor e poeta, nasceu em 2 de março de 1941, no Rio de Janeiro/RJ, Brasil. É presidente da Legião da Boa Vontade (LBV). Considerado um dos maiores pregadores da atualidade, seus best-sellers têm oferecido a seus leitores, ouvintes e telespectadores uma original perspectiva para esclarecer questões da vida humana pelo prisma da Espiritualidade Ecumênica. Suas publicações já foram traduzidas para mais de 25 idiomas, além de textos em braile, e estão entre as mais vendidas em eventos literários. Acompanhe todas as informações pelas redes sociais do autor: @paivanetto.escritor
