Nova edição de É Urgente Reeducar!, best-seller do educador Paiva Netto, é lançada com textos inéditos do autor.
A busca por bons caminhos na Educação tem sido um tema debatido não apenas por profissionais da área, mas por mães, pais, avós e responsáveis em todo o mundo, afinal, o processo educativo de ensinar (e aprender) é comum a todos. O interesse na boa condução das novas gerações por meio da Educação é próprio de todo cidadão que almeja uma sociedade mais justa, segura e solidária. Como responder, então, aos questionamentos que surgem diante dos desafios que se impõem na atualidade?
Dentro das celebrações dos 75 anos da Legião da Boa Vontade (LBV), instituição brasileira com reconhecida contribuição na área educacional e de assistência social, a Academia Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, lança a edição revista e ampliada do best-seller É Urgente Reeducar!, de autoria do educador Paiva Netto. A publicação traz textos inéditos do autor, que acompanham seu trabalho de décadas na defesa da Educação com Espiritualidade Ecumênica, “uma visão além do intelecto”, proposta vanguardeira aplicada há décadas nas escolas e programas socioeducacionais da LBV. Como ele destaca logo na abertura da obra, “educar é transformar. Reeducar, sob os auspícios da Paz, do Amor e da Justiça, bafejada pela Bondade, é sublimar o caráter”.

Uma história de sucesso
É Urgente Reeducar! teve o seu lançamento em 2010, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, tornando-se logo uma das obras literárias mais vendidas no evento. Sua origem remonta ao ano 2000, em que Paiva Netto dirigiu à Organização das Nações Unidas (ONU) esta tese em documento intitulado “Sociedade Solidária Altruística Ecumênica”. O texto, traduzido para diversos idiomas, foi encaminhado a chefes de Estado, alto comissariado, representantes do setor privado e da sociedade civil dos países-membros reunidos em Nova York, nos Estados Unidos. Posteriormente, foi também apresentado em importantes eventos ocorridos no mesmo período na sede da organização internacional em Genebra, na Suíça.
Em 2019, É Urgente Reeducar! teve publicada sua versão em espanhol, em uma parceria da Editora Elevação com a Editorial Dunken, sendo lançada na 45ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires — considerado o maior evento literário em língua espanhola do mundo. Em seu formato digital, disponível também em português e espanhol, a obra já foi acessada por leitores de 25 países, a exemplo de Brasil, Portugal, Argentina, México, Colômbia, entre outros.
Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico
“Cuida do Espírito, reforma o ser humano. E tudo se transformará”. Essa visão pioneira de Paiva Netto, que compreende o educando como um ser integral — espírito-biopsicossocial —, tem transformado há décadas a vida de milhares de famílias no Brasil e no exterior por meio da atuação reconhecida da Legião da Boa Vontade. A busca pela formação completa do indivíduo contribuiu para a formulação de uma linha educacional que visa a integração do conteúdo afetivo e intuitivo, inspirado por valores espirituais e éticos, ao intelecto. A Pedagogia do Afeto, direcionada às crianças de até 10 anos, e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, aos jovens a partir dos 11 anos, se propõem ao desenvolvimento não apenas da razão, mas também do coração do indivíduo, inspirando nele valores de fraternidade, solidariedade e respeito, na promoção de uma cultura de paz. O objetivo, dessa forma, é prepará-lo para o exercício consciente da cidadania, permitindo não apenas sua inserção plena na sociedade, mas despertando-o para sua capacidade de transformação dela para melhor. Como afirma o autor: “O afeto que inspira a nossa linha pedagógica, tomado em seu sentido supino, é, além de um sentimento de alma elevado, uma estratégia política, igualmente compreendida na sua índole mais exalçada, em consonância com a Justiça Social, como uma estratégia de sobrevivência para o indivíduo, povos e nações. Os seres humanos — portanto, os cidadãos, entre eles os esperançosos jovens — são muito mais do que um saco de carne, ossos, músculos, nervos, sangue. Amam e sofrem. Sonham, desejam, constroem, frustram-se e, apesar de tudo, prosseguem, vão em frente… Merecem, além de leis, respeito para que elas jamais constituam obscuros privilégios e possam ser cumpridas em benefício de todos (…)”.
Além dessa perspectiva que valoriza e reconhece o papel transformador do educando quando compreendido integralmente, Paiva Netto destaca a importante reeducação dos profissionais e responsáveis envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, de modo que alcancemos enfim o mundo desejado por todos: “No ensino (Educação e Instrução) reside a grande meta a ser atingida, já! E vamos mais longe: ‘somente a Reeducação, até mesmo dos educadores’, como preconizava o saudoso Fundador da LBV, Alziro Zarur (1914-1979), é capaz de garantir-nos tempos de prosperidade e harmonia. É urgente reeducar-se para poder reeducar”.
“Jesus, o Eterno Educador”
Entre as inúmeras contribuições de Jesus para a humanidade, defendidas há décadas por Paiva Netto, se encontra a Sua revolucionária influência no pensar e fazer da Educação. Em uma abordagem ecumênica, o legado de Jesus, sintetizado em Seu Novo Mandamento — “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos” (Evangelho, segundo João, 13:34 e 35) —, é aplicado de forma criteriosa à Educação, em conjunto a teses de vanguarda do autor, a exemplo da Dessectarização do Cristo, além da já destacada importância do Ecumenismo.
No capítulo “Jesus como referencial na Educação”, o autor explica: “As escolas da LBV, desde as suas creches (esta sempre foi a minha preocupação), procuram honrar a Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, como o Celeste Pedagogo da humanidade. Piaget (1896-1980) é grande; Maria Montessori (1870-1952), extraordinária; Pestalozzi (1746-1827), inigualável. São educadores que já se destacaram no mundo e numerosos outros continuam trazendo suas excepcionais marcas de sucesso nessa área, mas coloquemos igualmente Jesus na Sua devida relevância nesse cenário. Afinal, Ele ensinou, testemunhou e introduziu na sociedade uma consciência novíssima de Amor Universal, de inclusão abrangente e de respeito mútuo entre todos. É preciso quebrar as algemas de qualquer pensamento que pretenda aprisionar o Divino Educador numa série de tabus e preconceitos que Ele jamais pregou e nunca alimentou. Jesus é paradigma de Fraternidade Ecumênica”.
Encontre, na edição revista e ampliada de É Urgente Reeducar!, um conteúdo esclarecedor, direcionado a professores, pedagogos, pais e responsáveis, sobre essa proposta pioneira da Legião da Boa Vontade “por um Brasil melhor e por uma humanidade mais feliz”.
Sobre o autor
José de Paiva Netto, escritor com mais de 9 milhões de livros vendidos, é jornalista, radialista, compositor e poeta, nasceu em 2 de março de 1941, no Rio de Janeiro/RJ, Brasil. É presidente da Legião da Boa Vontade (LBV). Considerado um dos maiores pregadores da atualidade, seus best-sellers têm oferecido a seus leitores, ouvintes e telespectadores uma original perspectiva para esclarecer questões da vida humana pelo prisma da Espiritualidade Ecumênica. Suas publicações já foram traduzidas para mais de 25 idiomas, além de textos em braile, e estão entre as mais vendidas em eventos literários. Acompanhe todas as informações pelas redes sociais do autor: @paivanetto.escritor
